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terça-feira, 23 de junho de 2009

Informe da Comuna de KINZAU

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(1)Bengo (2) Benguela (3) Bié (4) Cabinda (5) Cuando-Cubango (6) Cunene (7) Huambo (8) Huíla (9) Kwanza-Norte(10)Kwanza-Sul (11) Luanda (12) Lunda-Norte (13) Lunda-Sul (14) Malanje (15) Moxico (16) Namibe (17) Uíge(18)

Zaire

Zaire (província)
Zaire é uma das província de Angola. Tem área de 40.130 km² e sua população aproximada é de 600.000 habitantes. Sua capital é M'Banza Kongo (antiga São Salvador do Congo). É constituída por (6) municípios (Conselhos) de (1)M'Banza Kongo,(2) Soyo,(3) N'Zeto,(4) Cuimba, (5)Noqui e (6)Tomboco. Em 2005, a província produziu 15.000 barris de petróleo por dia, perto do Soyo. Contemplado pelo Governo a construção de uma fábrica de gás num futuro breve. (Google Wikipédia)

Mbanza Kongo completa 504 anos de existência
De acordo com a sua génese histórica e cultural, a designação de maior relevo de Mbanza Kongo, na altura, foi a de Kongo dya Ntotela, símbolo de unidade e indivisibilidade dos Bakongos, como o próprio nome indica. Desde a fundação do reino do Kongo no século XIII, a cidade de Mbanza Kongo foi a sua capital, o centro político, económico, social e cultural, sede do rei e a sua corte e, como tal, o centro das decisões. Como limites geográficos, o município de Mbanza Kongo, com uma superfície de 7 mil 651 quilómetros quadrados, correspondente a 19,1 porcento da superfície total da província do Zaire. É limitado à Norte com o município do Kuimba (Zaire) e pela RDC, à Sul e à Este com a província do Uíge e à Oeste com os municípios do Nóqui e Tomboco (Zaire). Segundo a sua divisão administrativa, o município de Mbanza Kongo tem seis comunas Luvo, Nkiende, Mdimba, Kaluka, Kalambata e Sede - com uma população estimada em cerca de cem mil habitantes (dados provisórios), correspondente a 23 porcento da população global da província. Com seis bairros - 4 de Fevereiro, Álvaro Buta, Sagrada Esperança, Deolinda Rodrigues, Martins Kiditu e 11 de Novembro a cidade de Mbanza Kongo é cercada por aldeamentos descritos como Nkunga-Paza, Lubamba, Bela-vista,Mbanza-Mazina, Lambu, Tuku, Kilemos, Vombo e Nkoko. O programa alusivo às festividades inclui actividades recreativas, culturais e desportivas, assim como a realização de palestras e a inauguração de empreendimentos de impacto social. Os 504 anos de existência estão a ser comemorados num altura de reconstrução, num momento em que se aguarda, ansiosamente, pelo arranque das obras de infra-estruturas integradas, que vão dar uma imagem diferente e digna a esta antiga capital do reino do Kongo. A par, disso, Mbanza Kongo é candidata à património mundial da humanidade. Os trabalhos de pesquisa arqueológica iniciam este ano sob tutela do Ministério angolano da Cultura, em parceria com a Unesco.
KINZAU (QUINZAU), no passado foi E ZULU DIA MONGO (Horizonte da Montanha) É uma das comunas (dos 3 postos Administrativos ) do Município do Tomboco, terra abençoada com uma população acolhedora sempre com braços abertos para receber os que sempre procuraram a riqueza humana que Deus colocou neste povo entre eles o lendário místico e fabuloso Nkodo o mentiroso que até hoje encontra-se vivo na mente de cada mussolongo falarei dele, mais adiante; E, circula também no seio desta comunidade, a história de NSAMBA KUNDUVU que quis tornar o seu sonho realidade, trocar a sua mãe biológica por uma mãe idealizada por ele. Foi a procura e não a encontrou até o dia hoje ninguém sabe o paradeiro deste homem. Rejeitar a mãe biológica por ter aspecto desagradável (Umbi=Feia), é um assunto inacreditável, mas infelizmente aconteceu nesta região de Kinzau e a historia circula de geração em geração. KINZAU, Têm (31) Aldeias a Saber: De Casa de Telha, Kinsala, Mucula à Rio Nsanzi. CASA DE TELHA é um entroncamento fustigado por um ambiente de muita movimentação coroado de muita musica , danças de diversas culturas e de varias regiões de Angola e Congo Democrática ex. Zaire já que Angola faz fronteira ao Norte com este País Irmão Casa de Telha também é uma paragem obrigatória o ambiente é convidativo para qualquer pessoa independentemente de estrato social de cada um é um lugar inesquecível dos seus cozinhados deliciosos a muamba de perdiz, vários tipos de carnes de caça e peixe fumado dos Rios com Funji (Papa de mandioca) sou testemunha ocular, MONGO; aldeia cercada de colinas e montanhas habitat de muitos animais selvagens o “Nkandi” ( Animal quadruplo) e é do tamanho do coelho e só vive nas colinas e montanhas e entre as rochas é muito gostoso também é uma aldeia mística com historias e segredos por esclarecer. Mas o sino da Igreja Protestante toca todos os dias e horas, ele funciona como relógio para os aldeões profissionais de artesanato, “Cestos e Olarias” KINXIKIXILU SUL Aldeia do Brigadeiro Muabi é também aldeia do único albino de nome Ndundu a tembwa irmão de skram (João Daniel) e Timóteo kia Tembwa respectivamente a não ser falar também do Gaston do Kengele da linhagem de albinos, se não, nos limitamos a confirmar que Ndundu a Tembwa foi o único Albino ate a data na comuna de Kinzau, destaca-se também na Comuna de Kinzau o Cantor autor das canções popular NZAU A NSANGU que morreu de uma maneira mística castigado por negar ajoelhar perante Ndozolo a Nkenge o último Rei dos Mazinas desafiando tudo e todos reunidos convocados por este Rei
NZAU A NSANGU Natural de Kixikixilu sul autor de muitas canções uma das quais dedicada a sua namorada. A mais bela da época na região de Kinzau como por exemplo: não quero problemas com miguém quando a minha Maria está dançar nem ousem corteja-la a minha Maria é só para Mim e vou perguntar ao Deus vivo todo-poderoso se posso morrer sem saber a quem deixar as castanhas de caju o homem apreciava as castanha de caju perdidamente são as canções deste lendário que mais ficaram como lembrança do malogrado Nzau a Nsagu, nas historias que foram confirmados por convivas Falei muito de homens de referencias sem falar de Mulheres, Mbongwa é Bula é um nome muito famoso na área de Basolongo é um nome que originou um Provérbio cito: Ya mbongwa é Bule? (É de borla? como Mbongwa é Bula?) mulher exemplar controvertida alegre sempre pronta para ajudar demonstrando o seu amor para com as pessoa sem esperar nada em troca, natural de Kixikixilu sul
Nkulu mu Ndumba, Madia ma Nsimba, Yolo Wa Madia este ultimo ensinou nas mulheres as boas maneiras, o oficio de corte e costura na aldeia de Kacongo ela foi oriunda de Kinzau sede e outras
Ndenge, Kinkondi, Kenguele também é aldeia do tio Cabu Verde de Kinkodi, Nkatu a Nkenge do Kengele um homem Sábio e astuto. Funta, Nkadiwa (Antigo Banco do tesouro dos Mazinas)Aldeia de homens com uma grande riqueza humana, Mangungu Masansi foi Pr. Evangélico é o homem que trabalhou muitos anos na área de acção social.
E educação do homem em geral no exílio, Republica do Congo Ex. Zaïre terra de um grande estadista Mobutu Sese Seko o primeiro Presidente Africano a discursar na tribuna da Organização das Nações Unidas O.N.U em 4 de Outubro de 1973; o discurso que trouxe as independências de muitos país Africanos em particular angola é aldeia também do papa Ngombe a Mvemba Com a sua viatura Land Rovert riscando a sua própria vida, também foi um dos primeiros comerciantes que salvou as populações regressadas da republica democrática do Congo depois de uma prolongada e obrigada situação de exílio na aquele pais irmão em 1975 comercializava produtos de bens essenciais para a população de Kinzau mais conhecido por mazinas, E outros anónimos que a historia revelará sem esquecer o grande Cantor gospel Salomão pai de Ana Salomão e lembro também do grande orador com uma voz eloquente pai de Isaías e Lemba dia Salu que tinha uma fé incomparável em toda extensão geográfica da comuna de Kinzau foi um verdadeiro Servo de Deus e Amigo de Deus as sua Orações eram ouvidas e respondidas no acto, deixou marcas de recordações e foi um exemplo nunca visto e já mais apareceu um Homem de tamanha Fé em Kinzau
Tombe, aldeia de irmão Estêvão de Magalhães manso e bondoso grande servo de Deus, KINZAU – Sede Aldeia de adeptos do Futebol club do Porto e de bons Cozinheiros Aldeia de Jacó Pereira professor Catedrático de universidade e filho do Pr. Lungu Lua Macumbu mais conhecido por Pereira é aldeia também de João dia Nxala homem de pouca letra conhecedor da cultura geral sempre com seu Radio ao ouvido 24 horas por dia, o Mbavu a Nzombo o grande agricultor e o Mpidi Moyo o Evangélista da Igreja Evangélica de Angola a Primeira Igreja a se instalar em Kinzau, Kimuabi kia Yolo Catequista (Evangelista) defensor dos princípios morais e direitos humanos durante a era colonial em Kinzau, Nzau a Bel (nzau a Vela) natural de Kinzau, foi Cantor e compositor de Canções popular, um homem inteligente e sábio prodígio da cultura bantu de pequena estatura firme nos seus ideais rangia dentes durante todo dia só parava quando dormia, depois de frequentar a escola do partido Leninista e Marxista da província do Zaire em arredores de Mbaza Kongo foi nomeado Administrador do município do Tomboco por muitos anos ficou cego depois de ter accionado uma mina em missão do partido Mpla a caminho de Luanda jogou um papel importante na expansão do nome de Kinzau a nível de Kinzau, Angola e no exterior através da Rádio nacional programa de Kicongo com falecido Lanvu Norman morreu sem deixar um sucessor é lamentável, Velho MBIOBIO A NGENGE foi um dos destacados na área de culinária em Kinzau; Foi um homem iletrado dotado de um dom incomparável e já mais visto na comuna. Cozinhava com alma através dos seus deliciosos e saborosos cozinhados ou pratos, deixava cair o queixo de qualquer bom garfo da época; O oficio de cozinheiro foi na época um dos ofícios dos habitantes de Kinzau, Kinzau chamado no passado E Zulu dia Mongo (Horizonte da Montanha) e no tempo de hoje, continua ser a sede Administrativo da comuna de Kinzau, Naturalmente a residência oficial do chefe do posto hoje denominado por administrador e o cozinheiro MBIOBIO A NKENKE foi o cozinheiro oficial do chefe do posto Nkale Buki , Golino e outros. Este ultimo, foi o chefe do posto o mais mau de todos os tempos da era colonial na comuna de Kinzau “O Tirano” além das famosas palmatórias administradas por NZINGA E YENGUE o chipanho que batia duas palmatória em cada vez na mão do condenado, uma em sua honra na qual em simultâneo clamava: este, é do NZINGA E YENGE e a outra palmatória a principal era em honra do chefe do posto GOLINO foi o chefe do posto que mandou também cavar um poço de Agua de mais de 100 metros de profundidade em Kinzau sede e curiosamente, quando lançamos uma pedra no poço a trajectória da pedra dura 10 segundos para se ouvir o Som ao tocar na Agua do poço esta Historia é só para demonstrar a gravidade da situação do sofrimento causado por GOLINO (Chefe do Posto de Kinzau) ele deixou um grande traço histórico e mau testemunho da passagem dos colonizadores Português na comuna de Kinzau em Fevereiro de 2011 tivemos o privilegio de visitar o monumento BIOBIO A NKEGE e
outros, foram homens de grande referencias na comuna de Kinzau (Sede). Existe também em Kinzau sede uma lavra comunitária de mandioca, milho e outros vegetais com uma dimensão de mais 100 hectares é um projecto da era colonial reavivado pelo governo neste Ano de 2011 foi bem pensado e aderido pela população realmente, é uma demonstração de auto-suficiência alimentar na luta contra fome em África em particular Norte de Angola-Kinzau resta aos governantes locais criar mecanismos de protecção contra Javalis e animais domésticos que tem deturpado o bem estar dos pequenos agricultores da comunidade de Kinzau-Sede
POVO LUANDA SUL, NGUNGUMA, MWANDA (Adeia de kimuabi Kia Mpaulo), KINXIKIXILU NORTE, MPANGA (Museu do único Canhão dos Mazinas utilizado nas muitas Guerras e batalhas da época contra os invasores infelizmente este Canhão foi Comprado por um português de Nome Melo que tinha uma loja em Kinzau sede, restou apenas o Goma é zulu (Batuque Mágico)instrumento de comunicação na época e nos dias de hoje que é tocado por um único homem escolhido numa assembleia do povo e abençoado por um Rei tradicional. O goma é Zulu só toca por motivos de extrema importância como por exemplo falecimento de um soba ou ancião do povo ou convocação de uma concentração quando havia invasores, uma Assembleia geral,quando há um problema de Vida ou morte Também é Aldeia do famoso 50 mil escudos no Banco sem sócio, Povo Luanda Norte (Aldeia do Tio Filipe die Bole o primeiro a Construir uma casa de Blocos de Cimento), MAFINDA e NGOMA (Aldeia de um dos primeiros Comerciantes Negro na Comuna de Kinzau depois da independência foi o Sr. João Miguel mais conhecido por Gengo Pão e é aldeia dos famosos irmãos KIUMA KIA YOLO pai e tio do BUKING o herdeiro, dono dos Armazéns em Mabor-Luanda; Sem esquecer o Sr. Kallé hoje Pastor Evangélico José Casimiro grande servo de Deus, o pastor Abrão Tiago que descansa na Eternidade também é aldeia de Zuze dia Kodionga activista do MPLA. Em seguida, segundo conta a historia, E Lau dia Mpioso Morreu e ressuscitou é o suposto pai biologico de Nzau a Bel (Nzau a Vela) isto, aconteceu precisamente nesta Aldeia de Ngoma e Mafinda segundo conta os mais velhos que conviveram com as testemunhas oculares na pessoa de Nzau a Kimuabi e outros . Aconteceu que, 48 horas depois da morte de E Lau dia Mpioso, e durante o seu velório conforme a tradição dos Bacongos os familiares, amigos e convidados ficam concentrados em dois lugares e grupos distintos entre mulheres e Homens, as mulheres ficam a volta do defunto em quanto os Homens resolvem os problemas protocolares. Quando menos esperavam, um galo salta a voar sobre tudo e todos entra no lugar onde ficara o corpo do falecido E Lau dia Mpioso com toda veemência pica no olho do malogrado num abrir e fechar do olho o homem ressuscita no barulhos de choros e espantos dos reunidos e ninguém queria acreditar mas aconteceu até hoje é um acontecimento inédito que faz admirar toda e qualquer pessoa nesta região do norte de Angola e não só e quando verdadeiramente morreu pela segunda vez morreu sem uma vista aquela que o Galo havia picado, MISSANGA ( Aldeia do Nsadi a Umba o Homem que conhece a Geografia da fauna de Kinzau- Zuambwa dia Kingombo, Zumbwa dia Mafinda, Nkuluzi, Nima Mu, Zozi, Ngondo ( O lago de Alcatrão em Kinxikixilu Sul), durante o dia e a noite não deixa de ferver, pai de Ntu mi Tangua )as Aguas cristalinas deste aldeia são puras e Cristalinas no tempo colonial os portugueses chegaram a conclusão que as aguas em referencia são uma riqueza que não precisa de levar a industria para se tornar Agua Mineral, porque a sua natureza é Mineral, LUVUMBA, KINKATU Aldeia de Kosi kia Nsoki mais conhecido por Ludi Kisa Sunda foi um dos dirigentes destacado no governo da Republica Popular de Angola no tempo de Agostinho Neto primeiro Presidente de Angola e Muitos deste povo da comuna de kinzau e anónimos ficarão com a eterna gratidão das bolsas e empregos que deu aos seus compatriotas bassolongos são coisas que a própria historia encarregou-se, KINGOMBO, MUANGU (Aldeia de Bida kia Nsansi-Mbabazi nuni a kete e kumbu mune Zulu), e do Pastor evangélico Pr. João Luis mais conhecido por Nkosi e Lemba hoje Pastor da Igreja Metodista Unida de Angola, (MABUNDA NE MASAKI MA XIXI), KIFINDA é aldeia também do Comandante Finda grande Libertador e defensor da Comuna de kinzau durante a Guerra civil), (Aldeia do King o Grande agricultor), LUMUENO; É notar que OS MABUNDAS são Três aldeias em uma. Por isso são designados por Mabundas "o Conjunto".Por ordem dos colonizadores Português a população dos Mabundas foi obrigada a abandonar as suas terras do interior de Kinzau designado Zumbwa dia Kingombo (Antigas Aldeias) que se encontravam muito fora do litoral obrigadas para se fixar junto ao mar (Oceano Atlântico) Seguindo o exemplo da população de Zubua de Mafinda e Ngoma, Zubua de Kacongo e Mpanga. Os Mabundas (conjunto) Foi também um grande centro de acolhimento e de ensino de ofícios para muitos Jovens que saiam de diversas partes da Província do Zaire construído e administrado por Missionários da Igreja Evangélica de Angola isto é antes de 1961 ano da revolução da U.P.A foi lá também onde os Colonizadores Portugueses fixaram o primeiro posto administrativo de Kinzau mas por motivos de haver muitas pulgas, peste da época, os Portugueses decidiram abandonar o sitio e se fixarem junto ao mar entre aldeias de Kinkadiwa e Muanda foi neste local onde se encontra actualmente o posto administrativo da Comuna de KINZAU, LUMUENO, Povo TOMBOCO, KACONGO a povoação do famoso Riacho Longela (Os assimilados com a civilização europeia) é a aldeia do tio Kambua kia Nzinga homem exemplar e de referencia foi muito conhecido de profissão escultor de bonecos de madeira, pau preto e marfins, também aldeia de José dia Nkanga e do tio Mponzi a Nanga antigo jogador do Benfica de Kinzau,Pastor Bula die Sombe o professor pai de Pastor Elias António Rodrigues formado em Teologia no Seminário da Convenção Baptista em Lisboa - Portugal, Xixi kia Ndembi Catequista (evangelista)pai de José Bartolomeu representante do Projecto Ajuda Kinzau (Tomboco) Norte de Angola em Luanda brevemente O.N.G e Mateus Bartolomeu mais conhecido por Makiese ou Mpizi a Xixi grande Cantor Gospel, NGUNGULA Ne Nkama Mpu, Aldeia do mano Gomes o diplomata e mano BENTO, e Kizanza (Aldeia do Sr. Vermelho que possuía um camião de cor Vermelho foi um meio bastante útil no transporte de bens e pessoas na década de 75 -85 também é aldeia do velho Bata o grande mecânico de tractores Kinzau tem uma população estimada em 17 mil habitantes
A população,
Vive de: Agricultura, Pesca, Caça e Comércio principalmente o comercio de Cestos (Ntende). A escultura de madeiras e pau preto (Vindo do Município do Tomboco) e a pratica de Olaria (Na aldeia de Mucula e Mongo) são dos muitos e outros ofícios da população da Comuna de Kinzau, habitado por Mazinas


Os Mazinas: Mazina ma Nziga,
um dos (5) Cinco filhos do Rei NZIGA a NKATU a LUMBU sobrinho Legitimo do NTOTELA Rei do Congo, na companhia dos seus (4) quatro irmãos a saber: Ne Mpudi a Nzinga, Fwa kwa Nzinga, Ne Vika a Nzinga, Makuku Ma Nzinga ambos rapazes e duas filhas que são: Mfuxila yo Dilu faz no total Seis filhos; Nzinga Nkatu a Lumbu, É o Rei que quis ver o feto de uma Criança no ventre da Mãe, imigrou primeiro no Nzeto, passando por Sengue Kia Ntadi região reinado por Nempanzu a Mfulu pai de gémeos Nsakala yo Nkala que viriam de ser ambas esposas de Mazina ma Nzinga povoaram toda vasta área da Comuna de Kinzau.
Principalmente o Rei NZINGA a NKATU a LUMBU com a Ex mulher do tio, o Ntotela constituíram esta geração abençoada que se multiplicou e continua se multiplicar todos anos, é um Povo unido e conservador da sua cultura continua a ensinar e a praticar a cultura dos seus ante passados: Os provérbios, a genealogia, os Contos (Ne mpetelo mpetelo e Ne ngundu), a dança, os Cânticos, o dote (Alambamento é um dos Símbolos de respeito para com a mulher Africana), as multas nos tribunais tradicionais presidido por um ancião com uma boa reputação e referencias (Mbanza) as cotizações (Nkubidi-Nkubidi) nos óbitos, DIFUNDO: (Apresentação de Condolências em dinheiro ou género comercial que é entregue com bater de 3 Três palmas de mãos à família enlutada), a Circuncisão (Yowa-Kumbi), o dikelemba-Kixikila (Mutualidade), a Tradição das boas Maneiras (Luzito), O apaziguador de Conflitos grupo ou pessoa singular, digamos a O.N.U (Nsakala yo kala), Os animais domésticos principalmente o Cão amigo do homem tinha e tem como função principal Guardar o dono e Caçar no passado e nos dias de hoje, a Religião-Culto a Deus (Nzambi a Mpungu), O batuque (Ngoma ezulu em kimpanga-aldeia) foi no passado um dos meios poderosíssimos de Comunicação muito comprido mede aproximadamente 7 metros raramente é tocado e Quando é tocado, é aviso de um problema de extrema importância, O Sino (Ngunga) da Igreja pendurado num Lugar qualquer, que Toca Três Vezes antes do inicio do Culto do Senhor, O Kwuinti (Instrumento musical utilizado na Igreja local), as Plantações de Coqueiros ao longo do litoral, os cajueiros, as Mangueiras, as Palmeiras continuam a ser Árvores comunitários com os seus frutos, o Pilão (Moagem manual de mandioca e milho), as armadilhas para caçar animais selvagens, Nkalu (Cabaça-vasilha para líquidos), as Casas de Barro e Bambus, O fecho da Porta com uma vara de madeira como fechadura (mbindi), a Fizika (Instrumento de defesa e ataque), Nkele a Kimbundu ou Kele a mputu (Arma de fogo de fabrico artesanal), o Lukamba (Cinto utilizado para subir a Palmeira), Sieta o Nsinga (Trançar a Corda para diversas utilidades), Ntodia (O uso de Cachimbo), Nkamba (Armação para secar o Gergelim), Ndongo (Balde para tirar agua no poço), Nvolwa- Wiki (Extracção de Mel), a Lingua Kisolongo (Kicongo), Ngondo (Lago de alcatrão em kinxikixilu Sul-próximo da FOSFANG), o Luandu (esteira), o grito que anuncia a convocação de uma reunião (Mbila vo Boko- LUWA..EEE...LUWA), As danças a volta da fogueira com Batuque (Yele), A Pesca artesanal (Loya e Mbizi a maza), A Caça (Mfutu) e as Terras. As bicicletas e os autocarros (CARREIRAS) foram e Continuam a jogar um papel preponderante no transporte de pessoas e bens da Comunidade Basolongo ligando as aldeias, comunas, municípios, vilas e Cidades, no vai e vem dos MAZINAS.
Infelizmente, os Mazinas perderam o habito cultural do uso de missangas , Tukula e Mpemba (produtos em pó vermelho e Branco respectivamente para beleza).(Historia actualizada em fev. 011)



A lingua kisolongo
, É um dos valores tradicionais e cultural dos Basolongo, 90% do Kisolongo (dialecto) é derivado da língua mãe o Kicongo a língua falada em toda extensão geográfica do Reino do Congo, ultimamente, esta língua está perdendo valores devido a influencia do Português e o fluxo imigratório da população Kisolongo para as Grandes Cidades de Angola em particular Luanda a cidade Capital e fora do País. Durante o período prolongado das Guerras: colonial e Civil ou étnica, neste tempo imigratório, poucos conservaram na integra o kisolongo a língua materna principalmente a Juventude um dos jovens mais destacado no período antes da Paz, e sempre falou o Kisolongo sem influencia do Português é o tio António Nkula mais conhecido por KURITA natural de Mabunda-Kingombo aldeias de Kin
zau de Profissão escultor de Bonecos de madeiras, pau-preto, Cerâmica e marfim etc...), Hoje com a instalação da Paz, a Língua Kisolongo está sendo recuperada na sua Natureza graça o empenho continuado dos mais velhos em incutir nos mais novos o gosto pela Lingua Kisolongo a língua dos nossos ante- passados.
Na comuna de Kinzau fala-se o Kisolongo (Kicongo), o Português, o Lingala língua falada na Republica do Congo Ex. Zaire devido a vasta fronteira que existe entre os dois países e a entrada de muitos imigrantes Congoleses em Angola e porque também o Congo serviu de Anfitrião de Muitos Angolanos no passado antes e depois da independência de Angola em Novembro 1975 estes e outros são motivos que nos levam a pensar no porque o aparecimento da Língua Lingala no Norte de Angola originaria do Congo democrática, não existe nenhuma escola de Língua Kisolongo em Kinzau cada Criança que nasce aprende a Língua Kisolongo durante o seu Crescimento é uma das preocupações do Projecto ajuda Kinzau e o ensino de adultos para os que não estiveram a chance de ir para escola aprender o ABC numa só palavra Alfabetização

Os RIOS, A Comuna de Kinzau é cercada por dois rios: o Rio Lucunga em Kinxikixilu Sul e Nsanzi no norte este ultimo, faz fronteira com a Comuna de Manga Grande e o Mar a Oeste, o rio Lucunga é um dos rios cheio de Jácares e Peixes (Bagres, Cacusos ), Tartarugas e muitas Ostras (Mayende) e o rio Nsanzi não foge também a regra têm peixes, camarão selvagem, tartarugas e é rico em Bambu material utilizado pela população para construções de Casas e outras utilidades e não têm Jacarés, As margens de ambos RIOS são bem aproveitadas pelas Populações limítrofes para a Agricultura e daí extraem algumas plantas medicinais e são Rios que fazem parte dos muitos Rios da Província do Zaire como por exemplo os Rios: Zaire (Soyo), Luculu (Kimbriz e Kivanda), Mbizi (Nzeto), Lué (Bembe), Wonzo e Lué (Ambriz); etc...










A comida, A dieta alimentar predilecta
dos Mazinas (Basolongo) é baseada no consumo de Funzi (Papa de mandioca) Nkangula (derivado de gergelim) o peixe mutamba (a carne dos basolongos) o Fuadi (A mandióca envelhecida) Zinkau (Semente da erva Natural), a batata doce, o Cajú, a zinguba (Amendoim), a Pakaça (carne de Bufalu) e o Lembe ou Kizaca (Folhas de mandioca) o Bululu (misturas de banana pão com amendoim moída e torrado) o Bada (Grão Bico)e mankalabasa (Verme com picos destruidor de folhas das árvores principalmente Cajueiros) muito e muito gostoso, Milho fervido (Nkunza), Mabukutu (Milho seco Torrado), Brigela de muamba de amendoim (Bululu kia mpinda), Broa de milho (E-Kende), Nzenze (O Grilo), A famosa Muamba de Galinha o prato mais conhecido internacionalmente é da ORIGEM DOS MAZINAS e a Feijoada de Castanha de caju (Bululu kia dinga yo muamba dinga), A Cola e Ngadiadia (São utilizados para medicamentos Tradicionais) Atenção basolongo! Desculpe, Vou me dirigir em Kisolongo (Kikongo): E mpuku a Nvindi a Ludekezo ya mana o Ndiba a ndomba, ke lu bikiko dodokolo dieno,Falei das Comidas, agora quero falar também das Bebidas. Visto que ninguém Come sem beber, os nossos ante passados tinham como Bebidas alcoólicas fabricadas por eles próprios a destacar 4 (quatro): O Lunguila (Bebida de Cana de Açúcar), O mbibidi (Bebida de Cajú), É Teva (Bebida de mate beira- árvore natural da família da Palmeira), e o Nsamba a (Bebida de palmeira- serve também nos rituais da Região), Sem falar da água que é Sagrada.

Os Reis tradicionais,
/Ndozolo+a+Nkengue+ultimo+Rei+dos+Mazinas.JPG"> o ultimo rei da nossa era, indicado por Kimuabi kia Yolo na qualidade de tio materno, foi Ndozolo a NKenge reinou por mais de 70 anos natural de Mucula e kinxikixilu (Aldeias da parte Paterna e Materna) foi rei poderoso e temido não aceitava o aperto de mão a não ser das pessoas do Clã ou da mesma hierarquia. Na sua morte, em 1982 no hospital de Kinzau, apareceram pessoas de vários lugares da extensão geográfica do reino do Congo e as cerimonias fúnebres foram notórios coisa fora do comum. Num futuro breve vai se realizar em Kinxikixilu aldeia da parte materna onde repousa os restos mortais do rei, a construção da Campa do falecido rei tradicional avó Ndozolo como era tratado por seu Povo, o ultimo rei da linhagem dos mazinas.
Ndozolo a Nkenge foi um Rei Tradicional desprovido de recursos financeiros mas cheio de Valores Humanos; Era pouco visto falava com todos e dava muitos conselhos as pessoas que lhe procuravam, um homem muito inteligente e Sábio era consultado por tudo, principalmente quando faltava chuvas e adivinhava o estado do Tempo autentica maquina metrológica e ninguém lhe fixava o olhar sabia todo tipo de Plantas e ervas para tratar as doenças do seu povo e interpretava sonhos, provérbios e enigmas.

Um Homem extraordinário tive o privilegio de falar com Ndozolo poucas vezes falou da genealogia, da sabedoria dos Bantus e do respeito pelo ser Humano principalmente aos mais velhos, Eu tinha 16 anos nunca esquecerei, Fez-me as seguintes perguntas, quem eis tu? quem é o seu pai? era sempre as primeiras perguntas que fazia as pessoas que lhe procuravam, respondi: Sou filho de Kimuabi Kia Yolo estendeu o seu braço e apertou-me a mão e sorriu foi na sua residência em Kinxikixilu a sede do seu reinado, deixei o lugar com muito medo visto que raras vezes apertava a mão das Pessoas, Sempre vestido a rigor usava um Chapéu de um verdadeiro Lidere Africano cheio de Unhas e de peles de Animais terríveis como Leão, Leopardo, Crocodilo, Escorpião, dentes da serpente mais temida de Africa (O Kongo) Também, era um Homem manso e Bodonso, reconhecia a existência de Deus (Nzambi a Mpungu), Avó Ndozolo a Nkenge , foi um Lutador e Conservador da sua Cultura mesmo no exilo na Republica do Congo foi um Homem muito respeitado pelas Autoridades Congolesas. Nós perdemos uma Grande Biblioteca porque não existe nada escrito apenas testemunhos dos convivas e Contemporâneos.... que pena hoje na mente de cada ancião de kinzau existe uma semente do Estadista Ndozolo a Nkegue o lendario, mistico e imortal. Os Herdeiros do Reinado dos Mazinas encontram-se longe de tudo e de todos, mas com esperança de dar seguimento à riqueza moral deixada por seu Ascedente. destaca-se também na aldeia de Mabunda, Muangu, Kifinda, lembro o Rei BIDA kia NSANSI MBABAZI NUNI a KETE é KUMBU VANE ZULU, o velho MINGIELE mia Nbondo- pai de Sita Jean Mari, homem eloquente e defensor das causas e problemas no seio da comunidade kisolongo e não esquecendo os velhos LAMBI KIA NDEMBI (Kinxixilu sul), O famoso velho NXALA E TEMBE em Kinzau sede e o velho NKANGA a NDONA em mafinda- aldeia e tantos outros que não pude fazer referência devido a longa lista nominal.

Ndozolo a NKenge - Último Rei dos Mazinas/Basolongo dentro da comuna de Kinzau podemos encontrar outros Reinados tal como, por exemplo: NE-Mazina, NE-Nfuxila, NE-Vela, NE-Nvika, NE-Finda e Nkama Mpu (Ngungula e outros que podem serem considerados por Nsakala yo Kala (O.N.U)

Riquezas (Agricultura) e OUTRAS, Fosfato em mucula, Lago de Alcatrão em Kinxikixilu Sul, Argila para cerâmica em Mucula e Mongo, o Peixe e otras (Mayende) e outros derivados do mar e a Caça,O Bambu na Aldeia de Kizanza, A comuna de Kinzau é uma das comunas abençoadas da província do Zaire, tem uma terra rica e fértil naturalmente, pode-se cultivar em Kinzau tudo que obedecer o clima tropical sem problemas, havendo politicas, iniciativas e incentivos para que a comuna de Kinzau revitalize a auto suficiente perdido ao longo dos tempos, acredito que tudo vai mudar com advento da Paz....( Artigo Em construção ainda)


O desporto
, era também praticado na comuna de Kinzau nas décadas de 60 e 70 e serviu como meio publicitário da comuna em toda parte de Angola em particular na cidade Capital do país Luanda e Portugal (Metrópole) país colonizador. Sob direcção de NEKULU a NkANKA natural d
e aldeia de Kacongo fundou em luanda a equipa de futebol denominado OS ONZE BRAVOS DE KINZAU composto por naturais da mesma Comuna tinha muitos adeptos de todas classes sociais da época brancos e negros, O nome onze bravos de kinzau foi um símbolo ou uma das maneira de se impor no meio da sociedade Branca apesar de estar sob jugo da colonização, Angola pertencia e pertence aos Angolanos. Tarde ou cedo os angolanos se tornariam livres e independentes foi também uma luta Psicológica contra os colonizadores, destacou-se também outros clubes fundados por naturais de Kinzau por exemplo o Benfica de kinzau, etc.... O Tio Mponzi a Nanga foi um dos jogadores. Nos encontros de Futebol ouvia-se gritos como por exemplo Nkele a mputo (Espera que eu te lixe) e outros tipos de gritos expressando assim a alegria e orgulho de ser de Kinzau.



PROBÉRBIOS DE KISSOLONGO-KICONGO (Traduzido em Portugues) brevemente......


Cultura em Geral, Os Basolongo tem muitos valores Humanos, A Hospitalidade, Povo muito unido e dialogal...., de tudo que já fiz referencia, destaca-se Também na comuna de kinzau de dois Cantores muito conhecidos um na parte Religiosa e o outro no Canto Popular, falo de: MATEUS JOSÉ BARTOLOMEU (Mpizi a Xixi ou Makiese) e NZAU a BEL (NZAU a VELA) naturais de Kakongo e Kinzau sede respectivamente e outros como por exemplo o Tio NZAU a NSANZI, BADY KIA NZINGA e o MENDO a KANU sem esquecer o famoso acompanhante no tambor Batuque (Mgoma) MENGI ma YOLO. E sobre os
Custumes e Tradições dos Mazinas que habitam Kinzau-Norte de Angola; Explico detalhadamente as seguintes: realizações que já referi abreviadamente nos relatos anteriores

Realização de:

* Tribunal tradicional (Mbanza); onde é Julgado os problemas de feitiçarias, Pessoa que namorou a mulher do outro, Casamentos tradicionais (Alambamento), separação ou unificação de Casais em Conflito, falta de chuvas, nomeação da Mulher do Rei (Mulher do rei é aquela que guarda as pertenças dos antepassados nos dias de hoje), Representações em diversos encontros fora de aldeia e Convites (É Tamba) , neste tribunal tradicional, convida-se também pessoas neutras, que não fazem parte da família ou da aldeia para acompanhar o julgamento sobre tudo as decisões que dai saiem e dar a sua opinião ou parecer e conselhos. São vulgarmente conhecidos por O.N.U (nsakala yo kala) no acto do julgamento sob olhar silencioso do Soba ou chefe tradicional as duas partes em conflito apresentam os interlocutores (Mpovi), os consultores (Nongi), os acompanhantes e as pessoas ou o problema em causa, sempre que haja uma pergunta que o interlocutor e consultor não conseguem dar uma resposta cabal e imediata, o interlocutor pede uma retida para consultar o conjunto numa reunião secreta e sigilosa (Maza) num curto e breve espaço de tempo,também são convidados algumas pessoas neutras do conflito e uma pessoa da parte opositora (Yana) para fornecimento de conselhos e dicas respectivamente e Na ausência de uns, os outros aproveitam acertar detalhes. As reuniões, encontros ou Julgamentos são decorridos sempre no mesmo Lugar escolhido sobre tudo por debaixo de uma árvore grande com a finalidade de aproveitar a sua sombra e refresco

* Alambamento; Casamento Tradicional (Makwela) entrega de dote. de: Família do Noivo para à família da Noiva (Todo tipo de Bebidas, Mudas de Panos, um animal vivo, dinheiro sonante e etc..) e multas se houver lugar para tal isto é, caso o Noivo tenha engravidado a sua noiva em Casa dos pais da Noiva ou se houver falta de respeito da parte do Noivo ou de um dos seus familiares dentro e fora do acto do noivado no fim segue os conselhos, confissões entre as famílias em causa, a marcação da data em que a família da Noiva deve entregar a sua filha em Casa do marido e segue um brinde de abraços com Alegria

* Óbitos (Fua); concentração de familiares do falecido, Amigos e vizinhos e cada família representada no óbito, leva consigo uma oferta para ajudar o acto e as cerimonias fúnebres; As ofertas podem serem em dinheiro ou coisa de valor comercial são entregues com todo respeito e reverencia acompanhado por Tês bater de Palmas à comissão nomeada para efeito, invocando os laços que unem a família que apresenta as condelências com a família enlutada e é neste preciso momento que é dividido as pertenças do falecido o dito Balanço (Nsalu) e tratar de assuntos em arquivo

* Circuncisão (É Yowa ou Kumbi); acto de tirar a pele saliente no órgão genital do Bebe Homem (pénis) e também é um acto higiénico para se evitar certas doenças, este acto ocorre na adolescência e fora da aldeia. As Crianças são separadas do convívio diário dos seu convivas por um período aproximadamente de dois meses até que a ferida cure mas, com a evolução das tecnologias e do mundo civilizado este costume está perdendo o seu valor mas nas aldeias fora das cidades, não há outro recurso se não, seguir as pisadas ancestrais isto é em Angola e Kinzau não foge a regra

* Mutualidade ou Kixikila ou Dikelemba segundo os basolongo (Crédito); acto de ajuda financeira giratória entre Pessoas de extrema confiança (Grupo) onde estabelecem o valor monetário que cada componente deve dar e posteriormente receber, fixando a data que a pessoa contemplada recebe o valor monetário estabelecido pelo Grupo

* Natal e Ano Novo em Kinzau: As Igrejas concentram-se numa só aldeia onde passam toda noite a Louvar, dançar, citar recitas e ouvir a mensagem de Deus (Nzambi a Mpungu) alusivo a data comemorativa normalmente serve-se um café forte e fervido e aqueles que não são de igrejas, (Ateus) cada aldeia encarrega-se a maneira que lhes convier comemorar as datas, tem sido neste caso umas boas e verdadeiras festas cheios de alegria, matam animais e vão a pesca especial-Pesca de Cachuchou Vermelho (Nxaxa) no alto mar (Nima Mu) e caça na véspera para terem bons guisados e preparam tudo pormenorizadamente para não faltar nada a musica tradicional da região é ponto culminante dos actos festivos todos a volta de um grande Batuqueiro tocando e cantando as poesias dos travadores da actualidade e da região neste encontro, de danças e muita alegria é aceite todo tipo de bebidas, bebida de Cajú, Cana de açucare (MBibidi e Lunguila) respectivamente, as bebidas da palmeira e de mate beira (Árvore da família de Palmeira) ficam de fora porque são bebidas que só são extraídas no inverno (cachimbo) o Vinho e cerveja acompanham os aperitivos. Todos vestido a rigor como manda a lei. A bebida não fermentada feita de milho (Kisangwa) é utilizada pelas crianças e Adultos que dispensam as bebidas alcoólicas

* ORIGEN DO NOME KINZAU

Kinzau; E Zulu dia Mongo (Horizonte da montanha) mais tarde, Nzau a Mpindi foram os nomes que os Bantu baptizaram a aldeia que acolheu um homem chamado Mpindi e
Mpindi foi um caçador , sobrinho do rei do Congo refugiado na companhia de uma das mulheres do Rei na aldeia chamado E Zulu dia Mongo, Na sua caçada habitual, Mpindi, teve a sorte de matar um Elefante, e como elefante é um mamífero de grande porte, e como no passado os Bantus eram uma comunidade,
Mpindi chamou os aldeões para ajudar a transportação da Carne do Elefante até a Aldeia. Uvruvru…. ubrubru…uvrubru… Gritava o Mpindi para Chamar os Aldeões! Grito de um caçador bem sucedido
Dando a grande movimentação e alegria dos populares , uns perguntavam aos outros onde vão? porque tanta correria? Respondiam com grito de alegria. Vamos, vamos, ao chamamento do Mpindi que matou um grande Elefante
Elefante em Kikongo significa: Nzau e Mpindi, é o nome do Caçador, desde aquela data a aldeia passou a ser chamada Nzau a Mpindi, os aldeões consumiram a Carne e os dentes do elefante se encontra bem guardo sob olhar atento dos Herdeiros da dinastia do Reino do Kongo que se encontram ate hoje numa das aldeias próximo do Soyo povoação de; Nekimi wa Nimi próximo de Saka que significa Ilha, localizado nas mediações do bairro Gare Kitona-Soyo.Estes dentes, foram oferecidos por Mazina ma Nziga com a condicionante, receber em troca o poder jurídico da sua área de jurisdição já que, a localidade acima referenciada era o centro jurídico onde eram empossados todos Reis do reino do Congo era sempre assim, trocar algo para receber o poder como por exemplo seres humanos; Temos a destacar o reinado de Manga Grande que tinha dado sete pessoas e que foram degolados as cabeças com a finalidade receber em troca o puder. Mas o meu Rei Mazina ma Nzinga tinha mudado o ritual oferecendo dois dentes do Elefante que foram os seus únicos tesouros
E quando chegaram os português na aldeia do Mpindi, pregutaram aos Bantus como se chamava a aldeia? E os aldeões responderam Nzau a Mpindi.
Na falta de uma boa interpretação da língua kikongo, os portugueses exclamaram,…. há aaaa, Kinzau? Sim Kinzau Respondeu Mazina o Rei do Povo e, Kinzau, Foi Constituído Posto administrativo pertencente hoje ao município do Tomboco província do Zaire,
Conto de Mazina transmitido em geração a geração e a extensão geográfica do seu reinado é de dois mil 776 quilómetros quadrados,com uma população estimada em 15 mil e 312 habitantes dividido em 31 aldeias.
Hoje kinzau conta com um soba chefe tradicional e é o digno representante e elo de ligação entre o governo e o povo de Kinzau Recontado por

Daniel Pedro Simão um dos nativo de Kinzau Coordenador Geral do PROJECTO Ajuda Kinzau (Tomboco) Norte de Angola, do Dpto. de Missões da Igreja Evangélica Pentecostal de Rio de Mouro - Portugal e um dos Padrinhos do Projecto Ajuda Kinzau (Tomboco)Norte de Angola e aonde Deus nos mandar, Natural de Kinzau (Sede) em 22 de Fev. de 1959, Digo a ti oh!..Senhor, Eis-me aqui, envia-me a mim.(Isaias 6:8) Deus é Autor consumador da minha Vida a ele devo obediência. Ele é o começo e o fim. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, Enganando-vos com falsos discursos Tiago 1:22, de Profissão Técnico de Construção Civil e Estudante de Teologia (Escola AD Rio de Mouro) e escola Secundaria Novas Oportunidades programa do Governo Português, filho de Pedro Simão Evangelista conhecido em Kinzau por Simoni; o cidadão do Céu (Simoni muna Mbanza a ma Zulu); A melhor, maraviliosa e unica cidade do universo; A nova Jeruzalém que habitara para sempre os escolhidos de Deus. Ver ( 2 Pedro 3:13 / 1 Crônicas 23:25 ) e de Tabita Daniel, Natural de Kinzau (Tomboco)Norte de Angola, CRIADOR do Blog e do Projecto Ajuda Kinzau (Tomboco)Norte de Angola e aonde Deus nos mandar, SEGUIDOR de JESUS o Cristo "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra;" Fim de citação. Imigrante em Portugal há muitos longos anos deixando Kinzau-Africa seu Jeruzalém por motivos alheios a sua vontade, a caminho dos confins da terra e quando voltou ao seu Jeruzalém - Kinzau encontrou destruido pela Guerra civil que assolou Angola durante 30 anos em particular Kinzau, o compatriota Daniel Simão ficou tocado e resolveu fazer algo para o seu Kinzau. É, ADMIRADOR de Martim Luther King Jr. e Nelson Mandela (África do Sul) e...... Fiel a Princípios Morais e Éticos ainda não sonha ser partidário. Residente em Portugal e Kinzau-Norte de ANGOLA (África) e tem orgulho de pertencer a grande familia de MAZINAS Kinzau Norte de Angola. Fala do Projecto Ajuda Kinzau e do povo Basolongo (Bacongo) dos Usos e custumes em fim, da Cultura em geral deste Povo. Percorreu várias cidades do Mundo, Kinshasa, Matadi (Congo Dem.), Luanda, Madrid - St°. Gustin de Guadalix, Amterdam, Roterdam, Amtuerpe, Paris, Londres, Roma, Rio de Janeiro, Bruxelas, Lisboa, Porto, Geneve, Neuchâtel - Chaux de Fonfs, Lausane e Zurich" Brevemente Filadelfia - U.E.A, mas, Kinzau está no centro do seu coração tem coisas que a própria razão desconhece, Kinzau lhe ensinou a marcar os primeiros passos na vida nesta longa viagem cujo destino é a sepultura. Apenas está a devolver ao seu Kinzau o que aprendeu de muito bom do seu querido Kinzau, Os homens trilham por hábito, sempre nas estradas ou caminhos onde já passaram gentes, agem por imitação, aprendem por guias e modelos das grandes e altas individualidades em fim, para que possam produzir algo importante na sociedade, mas eu quero trilhar onde ninguém nunca trilhou fazendo caminho para os outros seguirem...disse, Caro leitor e amigo de Jeus, é neste Projecto que exercita o grande AMOR que aprendeu de JESUS trabalhar fora do púlpito passou directamente para prática sem rede-os ou demagogia; Por isso; Clique nos TEMAS: http://www.projectokinzau.blogspot.comhttp://www.drdavidpereira.com Daniel Simão Servo




* Continuação

MUNICÍPIO DO TOMBOCO é um dos seis municípios da Provincia do ZAIRE, a sua extenção é de 8.000 e 23 quilómetros quadrados, tem uma população estimada em cerca de 43 mil habitantes, distribuidos por 3 comunas: Kinzau. Kinsimba e Tomboco sede e a Comuna de Kinzau é a mais populosa de todas comunas do municipio do Tomboco (sede) a terra do PAU PRETO e de muita Caça. ( De Junho a Agosto), Ananas, Mandioca, Banana e CAFÉ.....


AGRADECIMENTOS
Os meus Agradecimentos vão para o meu Rei NZINGA a NKATU A LUMBU por ter Escolhido uma abençoada, rica, e linda Terra por NÓS, meu e Seu Kinzau; e por ter Incutido nos seus filhos o verdadeiro sentido da família, para todos que deram e continuarão a dar os seus valiosos contributos para se colocar neste BLOG, a Historia verídica dos Bacongo da Praia; Os BASOLONGOS em particular o mano Nepassi Za Miguele (Wanted) da Aldeia de Mafinda, Nzau a Kimuabi (Kinzau Sede) o Capitão Muabi de Kinxikixilu Sul, José batolomeu e Zé Ponzi ambos de (Kacongo), O Tio Nsinu a Nlandu do Nkadiwa e para a Jovem SELMA TABITA do Rio de Mouro (Sintra) que se disponibilizou na montagem do BLOG sem receber nada em Troca, O meu muito OBRIGADO, Espero ter apresentado o Kinzau à sociedade Angolana em particular ao mundo inteiro os usos e costumes dos Bosolongos e ter contribuído bastante para minhas mamas, Papas e Irmãos da família de Nzinga a Nkatu a Lumbu; Espero ter Contribuído Também para as famílias vindouras e sobre tudo, agradecer o maior privilegio de eu ter sido escolhido por Deus para sentar neste Blog uma boa parte importante da nossa cultura num mundo de Sábios e intelectuais e homens de poder financeiros todos naturais da comuna de Kinzau. Obrigado KINZAU........


Convite e Conselhos

Façamos tudo que estiver ao nosso alcance para o meu e seu Kinzau, escutemos e abracemos o Convite e Conselhos de DEUS. Leiamos a palavra Bíblica em: Mateus 11:28-29 e Salmos 1.1/6.........(por Daniel Pedro Simão)

At. Vamos continuar na Próxima e deixe o seu Comentário.



O A,B, C dos PROVERBIOS originais da Comuna de Kinzau-norte de Angola de: Casa de Telha, Kinsala, Mucula à Rio Nsanzi

Zi Ngana Za KI SOLONGO (Kicongo)

Nota Introdutória;

Movido pelo dever e amor da minha cultura bantu alicerçada nos usos e costumes do povo basolongo da tribo Mazina Manzinga e da pátria Angola em particular; Não posso ficar indiferente de cometer o mesmo erro dos meus antepassados, que não deixaram nenhuma informação escrita sobre a historia dos basolongo, povo situado ao longo do oceano atlântico na Província do Zaire município do Tomboco a 350 km da capital de Angola Luanda cujo comuna é KINZAU, Trago alguns provérbios na folha do papel para que as gerações vindouras possam testemunhar e transmitir em gerações em gerações a nossa cultura. Também faço um apelo a todos homens de bem que tem interesse com a minha preocupação não hesite de dar a sua contribuição ou de nos contactar para se aumentar a longa lista dos Provérbios escrito na Língua falada na região do norte de Angola o Kisolongo oriunda de Kicongo e não esquecendo de agradecer a todos aquele que tem contribuído pelo sucesso deste projeto.

B

* Bazayana ntama e dimbu muna meso 1
* Be kulanga muntu, ke be yelwanga beni sungu ko, be yelwanga beni e nsungu, a yayana be zekelanga o muntu kuna twala 2
* Boko kia munsongo ku diya, o Kulu ve vosi kwinina 3

D

* Dia vova nua, nsinga wadikanga 4
* Dia lunda o mbazi mpe, lumbu 5
* Diaki dia nsusu, kedi kotanga dede ko 6
* Difundu dia lundilwa bovo, viya di vitumunanga 7
* Di wulu dia ndambu e vata, vo diau o duka ku vindisa ko 8
* Disu di fuidi o fuku, diele betela yo tulu 9
* Di viokele e diambu, kansi o moyo wa baka dio 10

E

* E kundi, ke mana ko 11
* E lau dia mbongo a fwadi, na tubwa a kwenda mena 12
* E mwana! pwa, o wa dia ngudi, o wa dia Tata yo muntu muntu, mu ngenga 13
* E nfundi a nfuta, yi lenda mpe kundi o vika o moyo 14
* E mbata a kuluntu, kete ya lu moso tanta yi tantanga 15
* E mbonde u nfikila, o mono nkutu kila yiku viodanga 16
* E nsizi yi wandwanga, yayina yi vayikidi 17
* E sangu zambi, e kumbu e tenda 18
* E sambu kanua, e lau vewa 19
* E tamba dia meno ma luando ( Noticias de primeira mão) 20
* E tadi mvetele ku kwenda e ngumbe 21
* E ntondele kangala yi kangalanga, yino ku yino ku 22
* E nvula ne yi noka, kia yika kia; E diambu ne di vovwa, mana di ka mana 23
* E Yana eto, nkombo za ngana za tuelesua 24
* E Nzambi u nsadisa, o ngeye mpe, u kilunga lunganga kuaku 25
* E nzengele a nena, vo yi luenzi 26
* E nzila vo yi diatilu kala, ke yi kalanga kime ko 27

F

* Fwa evo yela, kutunganga e vata 28
* Fwa disu o tungumuka ye makasi; kuakuna e kwenda di yelukile 29
* Fubu yo bada, yau a wonsono mpila mosi 30
* Fuku wa dia, ke fuku wa mambu ko 31
* Fu kia muntu, mongo wa mena 32

L

* Lambila muamba a ngazi, wa mpinda fuki 34
* Lembo wu mosi, ke wuka bakanga dianvu ko 35
* Loto ka vioki nzongi (Individuo que não passa conversa) 36
* Lovi wele mu, mu o sidi e lenga ve simu, vutuka kaka e vutu ka 37

M

* Makinu ku fula, no wana mo, o kina 38
* Mbonde yi minini o kandi, e vuvu kiandi, vaika kaka u vaika 39
* Mbonde vo ke nua o langu, kiaku kiaku, kia mana e nzala 40
* Mbongo a Kwa, tampa a tampa 41
* Me nuwanga, kuzulu ma tuka 42
* Meso ma ndungu, mu longa twa denganena 43
* Mbila kulumbu, vo ke ya dia ko, ya mambu 44
* Mbologwa ka vua e kanda, u bula vele 45
* Mbwa mpangu, yo muntu a mpangu 46
* Muana a nlevo, o dianga yina yine manzi 47
* Muana mbanza, ke viluanga mbanza ko 48
* Muana wa futa e nsuki, e tumbu kwa kala ngudi kinina 49
* Muana wa tumua ku langu, mpama ka monekwa 50
* Muana o zolokwanga, ke safu wa muana 51
* Muenda ntumbu, muenda nsibua 52
* Mu mpaka a nsusu, e koko kaka di kokolwelanga mo 53
* Muntu kalendi ku wa, nuandi nsudi ko 54
* Mwa viokela nkoko, ke mukondwanga fwimanga ko 55
* Mfulu a fwa, mvulu a Nzambi a mpungu 56
* Mu nwa nkuluntu mu wola meno, ke muwodi ma longi ko 57
* Mu kunwa mbongo a mpa ke mukunua mbongo a nkulu ko
Eyi ya mpa yi fwa e mataziala 58
* Mu ntoto twa tuka, muntoto mpe tu vutuka 59
* Mu nsongo o londanga ku diya ye boko, o kulu ve vosi kuinina 60
* Mpasi zisolelwanga e sole no landa zo, ku kaya ko 61
* Mpuku yi vulukidi mu tambu, e sivo ke yi vwidi ko 62
* Ndozi ya lota e baba, ya fwila ku mbundu 63

N

* Ne mbizi a nzombo, kwakuna a wekame, yi kwakuna e diwanga 64
* Ne nkanka ka mini ngandu, Ngandu ka mini nkanka 65
* Ne kwilu mpovi, wa kala yona o kuwilanga 66
* Ne nsiki a ngoma, no sika e ngoma, ku manginika ntu ko, kadi e yi siki mpampa yinina 67
* Ne nkayi, no diata, o diata keka, o ku mbangumuka a mongo ku lenda kala e diambu 68
* Ne Kuila vo ke kota mu Nkalu (Tumbu), o kota fiononoka 69
* Ne zi vetama, o vela 70
* Nima muana, nima ndilu 71
* Nkanu wa lunga ntaudi, wa walwa moko 72
* Nkento kanda ngo, ke u vuandanga wole ko 73
* Nkeye u nkongo a nfinikina 74
* Nlangu vo u tiamukini va ntoto, ke u vutunga ko 75
* Nlangwa a koko vo u viokele, ke uvutukanga ku manima ko 76
* Nlovi wele mu mu o sidi e lenga ve simu, vutu ka kaka e vutuka 77
* Ngeye o tekanga o ntu a Nkeu, kumona nsoni ko, o mono nsumba wo yi mona e nsoni e? 78
* Ngeye muntu vo kuzitanga ko, wu kanga e nsindu mu kulu, Zita kwaku o Zita 79
* Ngeye kwaku o didi e mba wadi ziolelwa 80
* Ngola vo sukamene vane yanga, u nuini e di toto 81
* Nguza mune vata diandi ka tondwa ko 82
* Nkombo yi vendanga e kime, ku koko kaka e lwaka 83
* Nkombo ame yi utidi e ngulu e lau diame dia twelela 84
* Nkombo ye lembe, ke beka siwa ve mosi ko 85
* Nkundi a diambu, ki kundi a muntu ko
* Nkulu o didi e nkaziawa, o mene dia yi toma wau 86
* Nkutu mu lukuni, kezelela 87
* Nkunza wu ndia yo kwa meno, e diambu u vova yo kwa ntona 88
* Nsakala yo kala, Nkege yo Madia 89
* Nsi a ntete, u kavonda e yoka 90
* Nsengo ne yisala kuna ziami, yi lenda kwandi o vutukilwa 91
* Nsengo yi fwa ye matadi, e lwa nvatanga yi kwaku 92
* Nsengele a mbele u kwikwanga, o zola ke kuka kwikwa muntu ko 93
* Nsi a nsiku nsi a dila ( O País de muitas leis é País de Corrupção) 94
* Nsombe vo zau o vola, o lebeleka o koko 95
* Nsungu mia kondo kune zulu, mi degananga; yi muntu kimoyo tu e? 96
* Nsusu yi doda nsongeya, e malu zandia zandia me kalanga 97
* No kala u bovo, o zaya e mbungwa a nwinina (O doente deve saber o cuidar da sua dieta alimentar) 98
* No sukinina o fwa, o kala kuna nsuka 99
* Ntaudi ya futa e nsuki e tumbu kwa kalangudi 100
* Ntete u zitanga, ke u bakanga mana ko 101
* Ntome a ndudi, wa kala mu kutu a ku 102
* Ntombi a ntumbu, ke tombelanga ve kimosi ko 103
* Ntu a diambu ke sina dia diambu ko 104
* Ntulu za kento kwaleka ko, kulendi zo zaiya tiya ko 105
* No landa lau o vuata o nlele, kwa yikilwa vo ngeye mpe u lau 106
* No diata no diata, o tungama kwa kala bonso nkolomba wa vioka e di zandu 107
* No uta wa kento, we yakala u bakidi, no yuta we yakala wa kento u mbakidi 108
* No vuna o vioka no leka o lenda wanguluka 109
* No vuata, kusakaba ko o vene u naku 110
* No wanda vala o vetama, wayonso yina ye meso, mona yi monanga111
* Nzambi a moyo, Nzambi a walakazi, Nzambi mpungu tulendo 112
* Nzegele a mfumu, ntu mia yantu 113
* Nzevo za kwaku zi lemanga yo tia, vo kuna ya langu ko, o taulwila zo e mete 114
* Nzola ya disu ku sia lukata ( Amor fingido) 115
* Nzombo o nene o va kianvu e mpaku o badi yo 116
* Nzombo o bakidi o lundambu, mpasi a nkatwidi 117
* Nvangi a mbote, mbangala a moko mole e fwilanga 118
* Nvindi a ludekeso wa mana o ndiba 119
* Nvula ya sina ngandu, o koko ye nvula, yi langu kwandi kaka yuyu 120

K

* Kanga nzau o mu simu, wa kanga e tele muna langu, watala nani o tunta o mosi 121
* Nkangi a mpinda, ke talukwanga mu nua ko 122
* Kasa yo mina; Kasa ku vitanga 123
* katula kio va ntoto, wa sakio ve sama, yi ntoto kaka wuwu 124
* Ke nkoko ko, o mu nzonzi 125
* kete ku laya, kia kaka ku kia 126
* Kiaku kwaku, kiangana kia ngana 127
* Kiaku nkuluntu 128
* Kimwisi mwisi va ntandu a mongo, yi vavana twadilo o wiki yo mwana ngo nkazi 129
* Kitina Malu o meso o mona kio
* Kingola ngola wu tekela kulumbu wa dia o nzongi 130
* Kitonda kento, ki kala kutandi 131
* Konso diambu ye ntangu andi 132
* Koko ku zingilanga mu longa, visi kinamo 133
* Kosi: Susa, Kole: Tundangano; Tatu u nganga dia Kanua 134
* Ku tuka mbote ku vutuka mbote 135
* Ku maki mangandu, ki wuko belengenze ko 136
* Ku kadi bonso Nzenze ko, wa takila ntoto kuno tuka 137
* Kwa vita nfuma, o mbemba zalama kaka 139
* Kwa lwaka ko e zulu dia bwa 140

O

* O kasi ke dianga kia ngana ko, yi Kiandi e dianga 141
* O Kento kanda ngo, ke u vuandanga wole ko 142
* O Kento mbele a lose, ke kasiwa ve vuamu ko 143
* O Kuila ke mbizi ko, kansi kwa mbemba, mu mfokola e natinuanga 145
* O langu kete u yayamene, e tekelo o kalanga 146
* O lau mpe o monanga, kwandi e diyenga 147
* O fwadi ntembelele e menanga 148
* O nlembo vo bosi ke wu lwadiko, o kanga wo e di taya 149
* O lenvukila nekongo, ke wayi ko 150
* O luenga ke vuandanga va dikuku di mosi ko, va matatu que vuandanga 151
* O malu o taninanga o mfumu andi 152
* O matu diau a menena, yi wa 153
* O matu keto kudidi, ke viokanga tu ko 154
* O meso ke tugilwanga lumbu 155
* O Mbonde nkwa malu maya, e nzila yi mosi kaka e diatilanga 156
* O mbonde vo ke nua o langu, Kiaku kiaku e vovanga 157
* O mwana e yakala a mpanda, ke siwanga va ntete ko 158
* O muana e yakala yi tugwa kia nua nvakala, Muana nketo muana a ngana 159
* O Ngulu keto u nsukwidi mu nteke kwandi diaka e vutuka 160
* O Ngumbe nkayi, kansi o tukula tuandi ke kayanga toko 161
* O Nkombo londi, muna nsi wauna u lambalele 162
* O tambu no yu vioke e ngolo u lenda vuza e fiantulu 163
* O ntaudi o lenda mona e nvita 164
* O Nuni vo ke dumuka, tekela fuenka o nsi 165
* O Kento mbele a lose, ke siwanga ve vuamu ko 166
* O kuluntu wu vioka milele, kuvioki mataya ko 167
* O Kuluntu ntumbe e fuku, be ku londa be ku kulumuka 168
* O fua bonso nzi, kebelanga muntu mosi ko 169
* O fua mbi kansi e mambu mandi mambote 170
* O fua que leka tulu ko 171
* O Nuaninanga ve zando keba, zaka mbangala o kambula e
zaka pede 172
* O kasi, ke ka dia kia ngana ko; kiandi e dianga 173
* O nkento, ke vumininuanga mu mpuva ko 174
* O Ko, na vetamena o tala kwaku 175
* O nkuluntu ntumbe e fuku, beku londa beku kulumuka 176
* O nsi vo wau tekamena kala muna nfinda, ke u lulamenanga ku
vata ko 176
* O Nzau kete o tandidi, ke yatinuanga va ki poyo ko 177
* Osa kiova, o kima ke kiakondwa nfunu ko 178
* O Sompa e yakala dia keto wole, mudele kaka o kalanga ye diambu 179
* O Sompa kento nfwilu, o uta yi di landa 180
* O sompa Nkento, kakila mpasi zi vioka Kwandi 181
* O Nkeu nkayi, kansi o koko ku kayanga kwa kete 182
* O Ntambu nleka mu nleka mi kadilanga 183
* O Mvindi a ludekezo, wa mana e vangu 184
* O vata u wana fu, ku twasi fu ko 185
* O vita mukombe, kebaka lwa ko 186
* O wutwana ke u ngudiko, zolana yi ungudi 187
* O Nzau kelembwanga meno mandi ko, o muntu ke lembwanga kiandi ko 188
* Seke dia fwe diso, kwakuna a wilu pie, pie yi kwakuna e kwenda 189

S

* Sima mwana o kwenda ku yele, kusimi mwana o tuka kuyele ko 190
* Sisa e vata di fwidi ngo, kusisi di vata di languanga ngo ko 191
* Toma wa, yi toma samuna 192
* Tu vonda ntoyo twa sala yo fungu, wau awonsono abiki a nfwanga kaka 194
* Tudia e makazu, o zenza yi lula e? 194
* Tunga kwa nzevo, wa ya wa 195
* Tu kaisi e meso muna ntete a bala 196
* Tu kala tu mika mia Ngo, tua lekela ku mosi 197
* Tu kayana e nkuta, o diata kwa singama 198
* Tu zenga o kula kwa mboma, twa kufika e mambu 199

Y

* Ya Mbogwa Ebule? 200
* Yanga nkufi ke yi ka levua ko,no leva yo nokwa o nokwa 201
* yeto a wonsono, tuvagwa ya Nzambi, kansi konso muntu yo
wandi kisi 202
* Yanana yi tolanga e mbembo vane esau, Kwa kalangudi ba
wididi yo 203
* yoka yayina yi telamene yi wandwanga, ke yayina yi lambalele ko 204

V

* Vata vata va ntandu a mongo, e vuvu muna mbaza 205
* Ve kumanga mbele, e kodia 206
* Vena wole, kevena mpasi za kayana ko 207
* Ve nuaninanga nzau, nlenge u monanga e mpasi 208
* Ve volokelanga kiazi kia zimba, yi vavane e nikinanga o ntoto 209
* Vo nkombo o twela, ke zika landua meko ko 210
* Vo luandu o nuanina, o vuandanga lo e ndambu 211
* Vo u bovo, o zaiya e mbungwa a nwinina 212
* Vova ziana yo wiza ziana u ka tunga e vata (Lumbu e vo u ngudi) 213

W

* Wa vita wa mpwanda, wa landa wa mpwanda 214
* Wau o kwenda a diatanga mu nzila, nomona e si ya mise, o finamene ye di vata 215
* Wavita ve esawu ke nwuanga nvunzu ko 216
* Wenda nseke leke, wa sala ve vata nkuluntu 217
* Wenda ku fwa wa zaya e mambu ma fua, wenda ku mambu wa zaya e mambu ma mbanza 218

Z

* Zevo o kala, u Nsamba kuduvo wa tomba o nguandi e ? wa tomba ka mona ko 219
* Zi ngolo za Ngandu, mu langu zi tukanga 220
* Zingu kia belo vo kiau o nuana, o kala yo kesa 221
* Zolana yi u ngudi, o utwana, ke u ngudi ko 222

Por Daniel Simão

1 comentário:

  1. Faço um apelo para todos naturais da Comuna de kinzau (Soyo)Norte de Angola,enviar matérias para o enriquecimento deste valioso trabalho e façam os vossos comentários depois de visitar o Blog

    Vosso filho
    Daniel simão (Natural de Kinzau sede)

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